
(Foto: Midia 10)
Com mais um belo e inovador estande projetado pelo Instituto Banese, o
Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur),
em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de
Sergipe (ABIH/SE) e com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe
(Funcap), mostrará a milhares de visitantes os inúmeros atrativos
turísticos sergipanos, ressaltando os 60 dias de festejos juninos, que,
neste ano, acontecerão entre os dias 30 de maio e 27 de julho.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, participar da
WTM, que ocorre no mês de abril, tem como objetivo divulgar
antecipadamente os festejos juninos, para que os principais mercados
emissores de turistas saibam tudo sobre os dois meses ininterruptos da
mais importante festa sergipana. “Cada vez mais, os festejos juninos em
Sergipe ganham força para atrair turistas. Este ano, a expectativa é de
que seja um sucesso ainda maior do que foi em 2024. Teremos mais de 700
apresentações não apenas na Orla da Atalaia, onde acontecem o Arraiá do
Povo e a Vila do Forró, mas, também, em diversos pontos estratégicos do
estado”, explica.
Assim, para divulgar o destino Sergipe e os festejos juninos, o estande
apresentará uma mescla de pura sergipanidade. Bem maior do que o do ano
anterior, terá 100 metros quadrados. Nele, belezas naturais, cultura,
gastronomia e tradição serão evidenciadas com o auxílio de itens
altamente tecnológicos de comunicação visual, que permitirão aos
visitantes uma experiência única e imersiva. Vale destacar que o espaço
também foi projetado com sala de reuniões. Ali, haverá encontros de
negócios entre o secretário Marcos Franco, a secretária-executiva da
Setur, Daniela Mesquita, e os representantes das principais companhias
aéreas e operadoras de turismo do país.
Sergipanidade evidenciada
O estande contará, ainda, com a Cozinha Show, a ser comandada pelo chef
Timóteo Domingos, que desenvolve uma gastronomia diferenciada, à base de
cactos, caranguejos, entre outros ingredientes regionais. Além disso,
com o apoio de algumas prefeituras, haverá a degustação de bebidas
genuinamente sergipanas, como as cachaças Boa Luz e Xingó, de
Laranjeiras, e licores da Licoraria Moisés, de Estância.
Já na Casa do Artesanato Sergipano, a arte sergipana será representada,
por exemplo, por peças em renda irlandesa da Associação das Rendeiras
Independentes de Divina Pastora (Asdrin); pelo barco de foco em macramê
de Deise Oliveira, de Estância; pelos bonecos em amigurumi de
representantes do folclore sergipano feitos por Marta Menezes, de São
Cristóvão; e pelos santos e orixás em palha de milho produzidos por
Cristina Nunes, de Simão Dias. Inclusive, esta artesã confeccionará
algumas peças durante o evento, numa pequena mostra ao vivo de um dos
saberes e fazeres sergipanos.
Noite de Sergipe
Na segunda-feira, 14, a Setur, em parceria com a Orinter Operadora, vai
realizar uma capacitação para mais de 250 agentes de viagens. À noite, o
‘País do Forró’ ganhará os holofotes em grande estilo, quando será
realizado um show especial de Mestrinho, ganhador do Grammy Latino de
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa ao lado da cantora
Mariana Aydar. Por cerca de uma hora e meia, ele fará o lançamento
oficial dos festejos juninos do estado na WTM, que, inclusive, terão o
músico sergipano como uma das principais atrações em 29 de junho, último
dia do Arraiá do Povo.
Já na terça-feira, 15, pela manhã, a capacitação será para os
profissionais de turismo ligados à CVC. À noite, em parceria com a
operadora, a Setur promoverá um show com o cantor Pedro Lua, um dos
artistas sergipanos mais promissores da nova geração e que se
apresentará na abertura do Arraiá do Povo, no dia 30 de maio. Ele também
divulgará os 60 dias de muito forró em Sergipe num happy hour a ser
realizado no estande da CVC.
Sobre a WTM 2025
A WTM Latin America é o maior evento B2B (business to business) de
viagens e turismo da América Latina. A versão latina do evento
internacional foi lançada em 2012 e, este ano, chega à 12ª edição.
Oferece excelentes oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o
investimento e acesso a compradores, influenciadores e profissionais
relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.
A expectativa é de que a edição de 2025 seja ainda maior do que foi a de
2024, quando houve a participação de 797 marcas expositoras, 41 países e
29 mil profissionais do turismo, além de 54 conferências. Este ano,
também haverá o Prêmio de Turismo Responsável, cujo objetivo é projetar
as histórias mais inspiradoras do setor para a promoção do
desenvolvimento sustentável na América Latina. A novidade fica por conta
da Área de Experiências, cuja proposta é gerar novas maneiras de
conexão entre marcas e visitantes, transformando as interações em
vivências memoráveis.